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2 participantes

    Evolução por Evento Comum

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    Mensagem por Eddye44 Qua Abr 21, 2010 1:22 pm

    Evolução por eventos (RMVX)

    Olá pessoal!!!
    como prometido, aí vai um tutorial contendo um sistema de evolução no RMVX apenas com eventos comuns.


    Como funciona?

    Isso eh simples: quando o personagem chegar num determinado nível, ele evolui de uma classe para outra (de soldado a cavaleiro, por exemplo)
    mas, como fazer isso?



    1º passo

    crie um switch chamada 'evolução'. Coloque logo na introdução do jogo o comando switch=ON para esse switch (este switch deve estar ON quando o personagem estiver no nível que vc desejar para a evolução).
    obs*: crie uma switch para cada personagem q for evoluir, e ative todas no início do jogo.


    Evolução por Evento Comum 01


    2º passo

    Agora abra o banco de dados, vá na aba "habilidades", e crie uma nova habilidade chamada "evolução".
    A habilidade não precisa ter nada, nem dano, nem recuperação, nem descrição, pois ela jah vai sumir.


    Evolução por Evento Comum 02


    3º passo

    Agora vamos editar as classes. Primeiro, crie as duas classes que vai usar: uma menor que a outra, para o personagem evoluir da menor para a maior (no ,ru caso de "guerreiro" para "Herói"
    Na classe menor, ou mais baixa, coloque para que o personagem aprenda a habildade "evolução" (que acabamos de criar), no nível que você desejar que ele evolua, como mostra a imagem:


    Evolução por Evento Comum 03


    4º passo

    Ainda no banco de dados, vamos para a aba "eventos comuns".É aqui que a mágica acontece.crie um evento comum com essas especificações:
    nome: Evolução
    condição inicial: Processo paralelo
    Switch condicional: 001-Evolução (aquele que criamos no início)

    vai ficar assim:


    Evolução por Evento Comum 04


    5º passo

    Crie uma condição (1ª aba do "comandos de evento"), vá na 2ª aba e marque "herói" e "habilidade". Selecione a habilidade que vc criou lá no início. Deve ficar como a imagem abaixo:

    Evolução por Evento Comum 05


    6º passo

    Dentro da condição, vc vai inserir um evento de "mudar classe". Escolha o herói a evoluir (aquele que vai aprender a habilidade) e selecione a 2ª classe, a classe para a qual ele evoluirá.

    Evolução por Evento Comum 06


    7º passo

    Agora coloque um efeito sonoro (sugiro o "sound2.mid", do RTP), coloque tbm uma mensagem: "Personagem evoluiu de Guerreiro para Herói", por exemplo.
    por fim, coloque um comando de switch para trocar de ON para OFF aquele switch q vc criou logo no início do tutorial.


    Evolução por Evento Comum 07


    8º passo

    Pra terminar, certifique-se que o personagem inicial comece como guerreiro, ou seja, a classe mais baixa.

    Evolução por Evento Comum 08



    TERMINADO!!!

    Mas, antes que alguem pergunte: "mas eddye, como eu sei q isso funciona?", jah vou disponibilizar uma maneira rápida para testar o sistema, e comprovar que ele funciona:



    Como testar

    Crie um mapa, coloque-o como posição inicial do personagem, e crie um evento assim:

    Prioridade: Abaixo do herói
    Iniciar Quando: Ao tocar herói
    opcional: vc pode colocar um gráfico de chão, hexagrama, algo pra vc saber onde está o evento

    Insira nesse evento um comando de Switch=ON para aquele switch, conforme explicamos.

    Evolução por Evento Comum 09

    Insira neste mesmo evento, um comando de "mudar nível do herói". Seu personagem cmeça no nível 1, então coloque para aumentar tantos níveis quanto necessário para aprender a habilidade "Evolução" (No meu exemplo, exigia nível 20 para aprender a habilidade, então eu coloquei "aumentar 19")


    Evolução por Evento Comum 10


    Agora eh soh dar o play. assim q começar, abra o menu para ver a classe do seu heroi. eh a classe mais baixa.
    passe por cima do evento e... Bang! Seu personagem evoluiu! Abra o menu novamente para verificar.


    Agora sim... TERMINADO!

    espero q v6 gostem e entendam!!!
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    Mensagem por PaiN*-* Qua Abr 21, 2010 5:15 pm

    muito bom... pena q eu usarei um outro método^^
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    Mensagem por Eddye44 Qua Abr 21, 2010 10:28 pm

    PaiN*-* escreveu:muito bom... pena q eu usarei um outro método^^

    vc vai usar o de scripts, neh?
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    Mensagem por PaiN*-* Qui Abr 22, 2010 7:04 am

    não não... é bem diferente... única coisa semelhante é que muda de classe^^
    qualquer coisa eu faço um tópico de tutorial... do jeito que eu vo fazer...

    PS: eu nunca vi esse por script oO

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