Muitas pessoas acham que o processo de criação de dungeons ficou mais fácil com o atalho: "gerar dungeon" e... relmente ficou!
mas seu trabalho não para por aí não, a menos que vc queira que seu projeto tenha dungeons pobres.
Neste tutorial vou ensinar como fazer um bom dungeon usando a ferramenta "gerar dungeon" e os tilesets básicos do RMVX
1º passo:
crie um novo mapa e defina o tamanho:
* eu aki uso 46x39 pq fica um tamanho bom, e fica facil editar no zoom 2x
2º passo:
use a ferramenta "gerar dungeon", escolha o piso e a parede que desejar:
*repare que são 24 paredes e 24 pisos diferentes, porem, correspondentes (para cada perede, há um piso que encaixa perfeitamente):
vai ficar assim:
3º passo:
coloque as entradas/saídas, lembrando: soh há luz do lado de FORA. dentro das cavernas, está, geralmente, escuro. o tileset D traz algumas entradas/saídas:
*detalhe: se a entrada/saída for na parte inferior, vc pode usar este tile q mostra apenas a luz que entra na caverna:
4º passo:
vc jah viu alguma caverna com o chão reformado e perfeito? pois essa parece assim. na tileset A, temos akeles mesmos modelos de tiles de pisos, e temos alguns danificados, tambem. procure pelo correspondente ao piso que vc esta usando, e use-o bastante. espalhe-o sobre todo lugar, tomando cuidado para seu chão nao ficar totalmente danificado:
5º passo:
vamos 'enfeiar' também as paredes: ainda no tileset D, temos alguns tiles bons pra isso:
que tal algumas pedras também? é válido colocar pedras no final de corredores estreitos, obrigando o jogador a voltar e procurar outro caminho.
Terminado!
vc deve estar orgulhoso do seu novo dungeon agora, neh? não sou nenhum mapper, mas axo q isso ajuda bastante. mas nao esqueça de colocar música de fundo, baús, inimigos, enfim, coisas q eu nao preciso explicar.
soh me resta desejar a v6 boa sorte nos projetos!
by Eddye44...
mas seu trabalho não para por aí não, a menos que vc queira que seu projeto tenha dungeons pobres.
Neste tutorial vou ensinar como fazer um bom dungeon usando a ferramenta "gerar dungeon" e os tilesets básicos do RMVX
1º passo:
crie um novo mapa e defina o tamanho:
- Spoiler:
* eu aki uso 46x39 pq fica um tamanho bom, e fica facil editar no zoom 2x
2º passo:
use a ferramenta "gerar dungeon", escolha o piso e a parede que desejar:
- Spoiler:
*repare que são 24 paredes e 24 pisos diferentes, porem, correspondentes (para cada perede, há um piso que encaixa perfeitamente):
- Spoiler:
vai ficar assim:
- Spoiler:
3º passo:
coloque as entradas/saídas, lembrando: soh há luz do lado de FORA. dentro das cavernas, está, geralmente, escuro. o tileset D traz algumas entradas/saídas:
- Spoiler:
*detalhe: se a entrada/saída for na parte inferior, vc pode usar este tile q mostra apenas a luz que entra na caverna:
- Spoiler:
4º passo:
vc jah viu alguma caverna com o chão reformado e perfeito? pois essa parece assim. na tileset A, temos akeles mesmos modelos de tiles de pisos, e temos alguns danificados, tambem. procure pelo correspondente ao piso que vc esta usando, e use-o bastante. espalhe-o sobre todo lugar, tomando cuidado para seu chão nao ficar totalmente danificado:
- Spoiler:
5º passo:
vamos 'enfeiar' também as paredes: ainda no tileset D, temos alguns tiles bons pra isso:
- Spoiler:
que tal algumas pedras também? é válido colocar pedras no final de corredores estreitos, obrigando o jogador a voltar e procurar outro caminho.
- Spoiler:
Terminado!
vc deve estar orgulhoso do seu novo dungeon agora, neh? não sou nenhum mapper, mas axo q isso ajuda bastante. mas nao esqueça de colocar música de fundo, baús, inimigos, enfim, coisas q eu nao preciso explicar.
soh me resta desejar a v6 boa sorte nos projetos!
by Eddye44...