Vá para os eventos comuns no banco de dados e crie esta condição:
Se precionar tal tecla
dentro dessa coloque outras condições:
Se personagem virado para baixo: mover evento: personagem:
Pular +0,+2
Se personagem virado para cima: mover evento: personagem:
Pular +0,-2
Se personagem virado para direita: mover evento: personagem:
Pular +2,+0
Se personagem virado para esquerda: mover evento: personagem:
Pular -2,+0
Este evento comum tem que ser ativado por uma Switch (Com o nome Pulo e não em inicio automático, em Processo Paralelo) e no mapa coloque um novo evento com as funções em inicio automático:
Opções de Switch: Pulo=ON
Apagar evento temporário
Obs: o numero -2 ou +2 é a distancia do pulo e a tal tecla é a tecla de pulo e tem que ativar a opção: Aguardar até o fim
Para impedir que o char pule e fique preso, recomendo o script que impede bug no pulo:
Aí, e antes do começo do evento comum coloca:
Chamar script: $BUGpulo = nil
Para ficar igual pokemon faça isso:
Nos eventos comuns um evento que se ativa quando switch PuloOFF=ON:
se personagem acima:
switch: pulo=OFF
se personagem abaixo:
switch: pulo=ON e switch PuloOFF=OFF
Então cubra a terra com um evento que está ao tocar herói assim:
switch: puloOFF=ON
Se precionar tal tecla
dentro dessa coloque outras condições:
Se personagem virado para baixo: mover evento: personagem:
Pular +0,+2
Se personagem virado para cima: mover evento: personagem:
Pular +0,-2
Se personagem virado para direita: mover evento: personagem:
Pular +2,+0
Se personagem virado para esquerda: mover evento: personagem:
Pular -2,+0
Este evento comum tem que ser ativado por uma Switch (Com o nome Pulo e não em inicio automático, em Processo Paralelo) e no mapa coloque um novo evento com as funções em inicio automático:
Opções de Switch: Pulo=ON
Apagar evento temporário
Obs: o numero -2 ou +2 é a distancia do pulo e a tal tecla é a tecla de pulo e tem que ativar a opção: Aguardar até o fim
Para impedir que o char pule e fique preso, recomendo o script que impede bug no pulo:
- Código:
#========================
#BUG do pulo
#========================
#Autor: zecomeia
#Data: 12/11/2009
#------------------------
#Descrição:
#Este script impede que o
#personagem fique preso
#em tiles quando usado
#o comando de pulo.
#Pensando em quem costuma
#usar o comando de pulo
#mesmo em lugares não
#passáveis existe uma
#forma de ligar/desligar
#o efeito do script.
#Para manter o bug:
#$BUGpulo = true
#Para retirar o bug:
#$BUGpulo = false
if $TEST == true or (File.stat("Game.rgss2a").file? rescue false) or
(File.stat("Game.rvproj").file? rescue false)
$PLATFORM = 'VX'
elsif $DEBUG == true or (File.stat("Game.rgssad").file? rescue false) or
(File.stat("Game.rxproj").file? rescue false)
$PLATFORM = 'XP'
end
$BUGpulo = true
class Game_Character
def jump(x_plus, y_plus)
unless $BUGpulo == true
if x_plus.abs > y_plus.abs
x_plus < 0 ? turn_left : turn_right
elsif x_plus.abs > y_plus.abs
y_plus < 0 ? turn_up : turn_down
end
until ($PLATFORM.eql?('VX') ? map_passable?(@x + x_plus, @y + y_plus) : passable?(@x + x_plus, @y + y_plus,0))
break if x_plus==0 and y_plus==0
if x_plus > 0
x_plus -= 1
elsif x_plus < 0
x_plus += 1
end
if y_plus > 0
y_plus -= 1
elsif y_plus < 0
y_plus += 1
end
end
@x += x_plus
@y += y_plus
distance = Math.sqrt(x_plus * x_plus + y_plus * y_plus).round
@jump_peak = 10 + distance - @move_speed
@jump_count = @jump_peak * 2
@stop_count = 0
straighten
else
if x_plus.abs > y_plus.abs
x_plus < 0 ? turn_left : turn_right
elsif x_plus.abs > y_plus.abs
y_plus < 0 ? turn_up : turn_down
end
@x += x_plus
@y += y_plus
distance = Math.sqrt(x_plus * x_plus + y_plus * y_plus).round
@jump_peak = 10 + distance - @move_speed
@jump_count = @jump_peak * 2
@stop_count = 0
straighten
end
end
end
Aí, e antes do começo do evento comum coloca:
Chamar script: $BUGpulo = nil
Para ficar igual pokemon faça isso:
Nos eventos comuns um evento que se ativa quando switch PuloOFF=ON:
se personagem acima:
switch: pulo=OFF
se personagem abaixo:
switch: pulo=ON e switch PuloOFF=OFF
Então cubra a terra com um evento que está ao tocar herói assim:
switch: puloOFF=ON