Galaxia Rpg Maker

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Site para criadores de jogos,principalmente em RPG Maker


3 participantes

    Title Animado

    PaiN*-*
    PaiN*-*
    Kirby
    Kirby


    Mensagens : 48
    Fama : 3
    Data de inscrição : 20/04/2010
    Idade : 28
    Localização : Monte Sião - MG

    Title Animado Empty Title Animado

    Mensagem por PaiN*-* Ter Abr 20, 2010 3:24 pm

    Galera, como estou usando em meu projeto, consegui alguns scripts e sistemas de RMVX...
    Antes de tudo uma SS do resultado:
    Title Animado Menuporevento

    Vamos começar...

    1º Passo:
    Spoiler:

    Copie esse script e cole acima do Main.

    2º Passo:

    No primeiro mapa, mude seu nome para "TITLE", e deixe ele com o tamanho mínimo permitido (17x13)
    Escolha como música de fundo do mapa, uma que lhe agrade para fundo do title.
    Como iremos fazer um title animado, escolha um panorama, e deixe com movimento hotizontal.
    Pinte todo o mapa com um tileset transparente, para aparecer o fundo.
    Title Animado Menuporevento2

    2,5º Passo:
    Crie um evento em processo paralelo, esse vai ser um Ant-Bug
    E nesse evento colocque os seguintes eventos:

    <>Cor da Tela: (-255,-255,-255,0), @1
    <>Teletransporte: [xxx: Title] (000,002) ( esse teleport tem q ser em cima do unico evento q tem a opção Pressionar Tecla.)
    <>Esperar: 60 frames
    <>Operação de Switch Local: A = ON

    Crie a página 2 em processo paralelo, e ative a switch local A...
    e na página 2 coloque os seguintes eventos:

    <>Cor da Tela: (0,0,0,0), @1 Esperar
    <>Opções de Switch: [xxxx:NoBug_1] = ON


    3º Passo:

    Agora vem a programação.

    Crie um evento em qualquer lugar do mapa, e deixe-o em processo paralelo.
    Logo no começo do evento, Mude a transparencia do herói, e proiba o menu.

    Agora vamos fazer com que o titulo do seu jogo apareça, não é complicado, basta ter uma imagem já pronta, de preferencia com resolução de 544x416 com o texto escrito onde deseja que apareça no RMVX, pra não ter problemas de posicionamento.

    No exemplo, eu usei um efeito de fade, mas você pode usar o que quiser, o que vale, é a criatividade ;D
    Eu deixei a número da imagem do Título, como 5, porque foi a última imagem que eu "fiz", usarei uma render, que pode, as vezes, deixar o title mais bonito.
    No exemplo eu usei efeito de fade, com essa imagem:
    Title Animado Face006
    Essa é própria do RTP do VX, porém não foi feita na resolução 544x416... se for usar essa só para ver se da certinho, no evento mostrar imagem e mover imagem coloque Y = 128... voçê verá no fim desse Passo...

    Agora, usando um efeito de fade, como feito antes, mostre as opções...
    As imagens usadas nos exemplos são essas:
    Spoiler:

    Página de evento.
    Title Animado Menuporevento3
    OBS:NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR A SWITCH No_Bug2 DPS DE
    ARRUMAR AS IMAGENS CERTINHU, A IMAGEM ACIMA PODE ORIENTA-LOS.

    NOTA:
    NÚMEROS DAS IMAGENS
    5 = Título Do Jogo
    1 = Render
    2 = New Game
    3 = Load
    4 = Exit


    4º Passo:

    Agora iremos criar as opções...
    No mesmo evento, cria uma nova página, e deixe-a em processo paralelo, e deixe como condição, que a switch local A = ON
    Essa é a página em que a mágica do cursor ocorre...
    As primeiras 2 condições, fazem com que ao apertar para cima/baixo, ele altere o valor da váriavel que guarda a posição do cursos...
    As 2 últimas condições, fazem com que, se estiver na 1ª opção, e apertar para cima, ele vá para a última, e se apertar para baixo, na ultima, vai para a primeira ( não se esqueças, que são 3 opções, então os valores da variavel terão que ser apenas 0, 1 ou 2)
    Title Animado Menuporevento4

    5º Passo:

    Agora criaremos a animação do cursor ;D
    Crie um novo evento, em processo paralelo.
    O Segredo é criar condições para cada valor que a variavel do cursor pode ter (no caso, 0, 1 e 2)
    Colocar uma animação na condição, e na sua exeção...
    No exemplo, eu fiz uma animação em que, quando uma opção não está selecionada, ela fica em Preto/Branco...
    https://2img.net/r/ihimizer/i/menuporevento5.jpg/
    NOTA:
    IMAGEM 2: New Game
    IMAGEM 3: Load
    IMAGEM 4: Exit


    6º Passo:

    Chegou a ultima parte, a programação da seleção...
    Crie um novo evento em processo paralelo...
    A única coisa que complica, são os comandos em script, mas não são complicados(Difícil foi descobri-los, demorei mtoo, hehe)
    Nós vamos, simplesmente, criar uma condição para quando a tecla C é pressionada, e dentro dela, uma condição para cada valor do cursor, e dentro dessas condições, o que irá acontecer...
    Aqui uma screen:
    https://2img.net/r/ihimizer/i/menuporevento6.jpg/
    Nessa parte chama o script 2 vezes...
    A primeira vez chama esse comando de script:
    $scene = Scene_File.new(false, false, true)

    E na segunda vez chama esse comando de script:
    RPG::BGM.fade(800)
    RPG::BGS.fade(800)
    RPG::ME.fade(800)
    $scene = nil

    Estou mandando isso porque na foto está difícil de indentificar.
    NOTA:
    IMAGEM 1: Render
    IMAGEM 2: New Game
    IMAGEM 3: Load
    IMAGEM 4: Exit
    IMAGEM 5: Título

    OBS2: NÃO ESQUEÇA DE LIGAR A SWITCH NO_BUG2 EM CONDIÇÕES NO CANTO ESQUERDO.
    Conclusão:

    Criei esse tuto, para todos que estão começando com o Maker, terem uma base de programação por eventos...
    Esse é um title básico, porém, o que vale é a criatividade, acrescentando Fogs, efeitos, Cursores, animação, e tudo que você quiser para o title...

    CRÉDITOS: Nmat3, por criar
    Eu, por ter recuperado, e corrigir 2 bugs.

    Qualquer duvida, é só perguntar
    ^^

    Falou.
    thiago_d_d
    thiago_d_d
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 32
    Fama : 3
    Data de inscrição : 18/04/2010

    Title Animado Empty Re: Title Animado

    Mensagem por thiago_d_d Ter Abr 20, 2010 4:05 pm

    Vlw pelo tuto...
    Eddye44
    Eddye44
    Koopa
    Koopa


    Mensagens : 72
    Fama : 3
    Data de inscrição : 20/04/2010
    Idade : 33
    Localização : Nova Iguaçu - RJ

    Title Animado Empty Re: Title Animado

    Mensagem por Eddye44 Qua Abr 21, 2010 10:29 am

    mto bom!
    axo q vo usar esse...
    PaiN*-*
    PaiN*-*
    Kirby
    Kirby


    Mensagens : 48
    Fama : 3
    Data de inscrição : 20/04/2010
    Idade : 28
    Localização : Monte Sião - MG

    Title Animado Empty Re: Title Animado

    Mensagem por PaiN*-* Qua Abr 21, 2010 5:21 pm

    faça bom aproveito... lembrando q qualquer duvida
    é só falar
    t+
    Eddye44
    Eddye44
    Koopa
    Koopa


    Mensagens : 72
    Fama : 3
    Data de inscrição : 20/04/2010
    Idade : 33
    Localização : Nova Iguaçu - RJ

    Title Animado Empty Re: Title Animado

    Mensagem por Eddye44 Qua Abr 21, 2010 10:51 pm

    vlw

    Conteúdo patrocinado


    Title Animado Empty Re: Title Animado

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Out 06, 2024 11:23 pm